Skip to main content

Sob os nossos pés

Sob os nossos pés, há um mundo escondido: húmus, raízes, fungos, seres
microscópicos e caminhos por onde a água passa e se transforma. O solo respira, filtra, alimenta e guarda segredos antigos.

Exploramos com as mãos na terra a diversidade de solos, texturas, cheiros e formas de vida, para perceber como este recurso é essencial para a água que bebemos, os alimentos que comemos e o equilíbrio da vida no planeta.

  • Escolaridade: 3º Ciclo
  • Enquadramento: Biologia, Ciências Naturais
  • Promotor: Serralves

Objetivos

Compreender a importância do solo para o equilíbrio dos ecossistemas, a produção de alimentos e a disponibilidade e qualidade da água.

Explorar e reconhecer a diversidade dos solos, observando as suas características, texturas, cheiros e formas de vida.

Valorizar e promover a preservação do solo enquanto recurso natural essencial à vida e ao funcionamento dos ecossistemas.

Informações Práticas

  • Local – Quinta do Parque de Serralves.
  • Duração – 120 minutos.

Para mais informações e preçário para municípios fundadores (caso de Guimarães), consultar em: Atividades Serralves.

Caminhamos juntos por Guimarães, marca já a tua atividade Pegadas.