Skip to main content

A data pretende sensibilizar e envolver a comunidade para a importância de proteger os recursos hídricos, sobretudo por meio de uma monitorização contínua dos recursos hídricos locais.

Se nas nossas freguesias as águas das nascentes, rios, ribeiros, lagos, lagoas e fontes estiverem em bom estado de conservação, também os grandes rios e os oceanos estarão salvaguardados.

É com base no conceito de monitorização da água que propomos duas atividades:

1.º e 2.º Ciclos: Uma atividade de ciência divertida, com simulação de monitorização organoléptica da água. O tema é: “Investigar a água através dos sentidos”.

Descarregue a ficha técnica da atividade e divirta-se com os seus alunos.

3.º Ciclo e Secundário: Propomos a visualização de um pequeno filme onde explicamos, de forma simples, o trabalho realizado pelos investigadores do Laboratório da Paisagem na monitorização da qualidade da água de amostras do Rio Ave.

É um vídeo onde poderão conhecer procedimentos e aparelhos utilizados na medição dos parâmetros que permitem caracterizar a qualidade da água. Assista com os seus alunos e reflita sobre as aprendizagens.

As férias de Verão do Ecolino 2026Notícias

As férias de Verão do Ecolino 2026

pegadasJuly 28, 2026
“Ecolino nas Férias da Páscoa” 2026Notícias

“Ecolino nas Férias da Páscoa” 2026

webmateriaJuly 28, 2026
O Minuto Verde vai às escolasNotícias

O Minuto Verde vai às escolas

webmateriaJuly 28, 2026