O Dia Mundial da Alimentação celebra-se a 16 de outubro, desde 1981. Atualmente, o dia é celebrado por mais de 150 países, com o intuito de apelar à erradicação da fome no mundo e a uma alimentação mais saudável, sustentável e acessível a todos. A data corresponde também à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.
Desafios:
Ensino Básico – “Bio Chefs – Menu de reaproveitamento gourmet”:
Desafiamos os alunos e professores a criarem um menu sustentável feito com base no reaproveitamento das sobras de refeições anteriores. Todos os menus deverão conter os ingredientes, a forma de confeção passo a passo e, se possível, a fotografia do resultado final da nova refeição.
Os menus deverão ter, no máximo, uma a duas páginas (com indicação da turma e nome da escola), em formato Word. Deverão ser remetidos para pegadas@cm-guimaraes.pt
Todos os menus de reaproveitamento gourmet serão publicados, num pequeno livro de culinária contra o desperdício alimentar, no portal PEGADAS.
Ensino Secundário – “Ser voluntário Re-food por um dia”:
Nesta atividade PEGADAS +, convidamos alunos e professores a conhecerem por dentro o trabalho da Re-Food Guimarães. A Re-Food é um movimento 100% voluntário que resgata os excedentes alimentares dos parceiros da área de restauração e os entrega a famílias carenciadas. O trabalho de resgate, embalamento e entregas dos bens alimentares é efetuado por voluntários de todas as faixas etárias, diariamente, em turnos de 1 hora, a partir das 18h30.
O desafio que propomos aos alunos e professores é que voluntariem as suas turmas, por um dia, no movimento Re-Food Guimarães.
Mais informações ou inscrições a partir do portal PEGADAS.



